As atividades extras, já há alguns anos, fazem parte da rotina da Miró. Geralmente, são oferecidas nos finais da tarde, período em que tanto os alunos do período da manhã quanto os da tarde podem participar e no qual o clima está mais favorável, principalmente, às atividades que envolvem movimentos do corpo.
Nossos objetivos para essas atividades são: possibilitar experiências variadas para que os alunos descubram e desenvolvam novas habilidades, conheçam e desenvolvam o gosto por outras linguagens, formas de comunicação e expressão e tenham oportunidades de estabelecer relações com alunos de idades próximas e grupos diversos. Há propostas que atendem a diferentes interesses, idades e gostos, e os alunos estão convidados a fazer aulas experimentais para exercerem a escolha com maior clareza. Essas atividades podem sofrer alterações de um ano para outro, conforme a procura e interesse dos alunos.
Alguns exemplos de atividades que já foram oferecidas, e os objetivos para as mesmas são:
Colocar a criança em contato com a linguagem musical, incentivar o estudo de música e desenvolver aptidões para que possam, posteriormente, tocar um instrumento de sua escolha.
Aventura em que a arte secular se entrelaça com jogos e brincadeiras, aliando atividade física e artística ao dia a dia das crianças. Tecido, trapézio, malabares e (técnicas de) palhaço são algumas das atividades propostas que comumente encantam e divertem.
Vivenciar exercícios de dramatização com objetivo de melhorar a expressão corporal assim como utilizar a linguagem teatral como forma de expressão dos sentimentos.
Proporcionar um ambiente de muitos experimentos, além de um grande encontro com as obras de arte dos artistas mais diversos, dos mais famosos aos menos conhecidos, estes artistas têm nos ensinado que, para criar, é preciso ter coragem, atenção e dedicação.
Além de serem lúdicos e com origens históricas e culturais interessantíssimas, os jogos possibilitam pouco a pouco:
O maior objetivo dos treinos esportivos é que os alunos percebam a importância da prática de esportes com finalidades de lazer, expressão de sentimentos e promoção de uma vida mais saudável. Oferecemos no contraturno treinos dos esportes coletivos trabalhados em aula (basquete, futsal, handebol e vôlei). Essas atividades são semanais, gratuitas e opcionais e servem como aprimoramento das aulas de Educação Física. Os alunos que participam dos treinos buscam aperfeiçoar as técnicas e são incentivados a participar de campeonatos interescolares.
Aula de apoio
Tanto no Fundamental 1 como no 2, temos uma aula de apoio semanal no contraturno para alunos com dificuldades relacionadas aos procedimentos de estudante (anotar e entregar as lições de casa, organizar os materiais, estudar para avaliações, realizar pesquisas, etc.) ou dificuldades vinculadas às diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, os alunos podem ter um tempo maior de envolvimento com alguns tipos de atividades e uma atenção mais individualizada e orientada para caminharem no seu percurso de aquisição de conhecimento.
Outras atividades de apoio ao estudante oferecidas no Ensino Fundamental 2
Grupo de estudos de Matemática
Na área de Matemática, oferecemos um grupo de estudos semanal no contraturno. Uma turma é formada para atender às dificuldades básicas referentes à aprendizagem da área. Outra turma trabalha com desafios de Matemática para aprimorar ou desenvolver conhecimentos específicos da disciplina.
Clube de Ciências
Em Ciências, também desenvolvemos um grupo de estudos no período da tarde, misturando os alunos dos dois ciclos. É uma atividade optativa em que os estudantes do Fundamental 2 decidem qual tema dentro das Ciências Naturais desejam pesquisar, e os professores especialistas da área desempenham um papel de orientador da pesquisa. Ao final dos estudos, os alunos reapresentam o conhecimento para os demais estudantes da escola.
Os eventos, aqui na Miró, têm o intuito de promover convivência, socialização e comemoração e lhes são atribuídos significados que se originam nos estudos, nas aulas ou no processo de aquisição de conhecimento. As famílias são convidadas a vir à escola para vivenciar situações de diversas naturezas com seus filhos, são essas:
Têm por objetivo a reapresentação do conhecimento no final do processo de construção. Podem acontecer em reuniões de pais ou em outros momentos como cafés da manhã, happy hours, inícios e finais de período. Esses eventos possuem formatos diversificados como exposições, aulas abertas, saraus, peças teatrais, seminários, entre outros.
Têm o intuito de promover convivência entre as famílias e vivências com os filhos que não se realizariam da mesma forma fora da escola, pois aqui são pensadas situações específicas para a idade. Com a participação dos professores e de profissionais, esses eventos propiciam interações bastante significativas. Acontecem nesses dias atividades lúdicas, culturais e esportivas como: contação de histórias, apresentações musicais, oficinas de arte, aulas abertas e jogos cooperativos.
Acreditamos no potencial dos esportes como forma de integração e socialização. Assim, organizamos os eventos esportivos por entendermos que, para além das aulas de Educação Física, os alunos possam valorizar a prática do esporte também como desafio corporal, possibilidade de convivência e lazer, de expressão de sentimentos e de promoção de uma vida mais saudável. Além disso, pretendemos que se desenvolvam em relação às suas possibilidades corporais de forma democrática e não seletiva, exercendo sempre a cooperação, solidariedade, respeito e espírito de equipe. Promovemos alguns tipos de eventos esportivos, como: interclasses, campeonatos, trekking, visitas e entrevistas com esportistas profissionais.
Acontece bienalmente e tem por objetivo uma abordagem inter ou multidisciplinar de um mesmo tema. Os temas escolhidos mobilizam a todos para desenvolverem trabalhos que também podem ser interséries. Dessa forma os vários grupos caminham em um empreendimento comum, que possibilita olhares múltiplos e inovações curriculares. A reapresentação dos conhecimentos construídos acontece em um evento único no qual toda a comunidade escolar pode apreciar o resultado do trabalho, em uma grande exposição.
De maneira intercalada com as Mostras Miró, acontece bienalmente como uma grande festa para toda a comunidade escolar. Nos outros anos, acontece internamente, por ciclos, o que proporciona formas diferentes de participação pelos alunos. O grande objetivo desses eventos é a preservação da cultura e da tradição das festas que hoje incluem várias manifestações de todas as partes do nosso país. Por meio de um grande empreendimento, com todos os alunos das várias idades, acontecem pesquisas, apreciações, escolhas, elaborações e ensaios, a partir dos quais enfeites, músicas, danças, comidas e brincadeiras são elaborados e apresentados no dia dessa nossa tradicional comemoração.