Educação Infantil

Entendemos a educação como uma possibilidade de transformação e de compromisso com um futuro possível!

Aspectos específicos

Adaptação

O período de adaptação é uma etapa muito importante da vida escolar. Esse é um momento cuidado por toda a equipe da Escola Miró, a fim de garantir e estabelecer bons vínculos afetivos entre professores e alunos e relações de confiança entre escola e família. Por isso, há um planejamento para que tudo esteja devidamente preparado para receber as crianças.

Do Grupo 1 ao 3, os alunos são recebidos gradualmente. De acordo com a data de matrícula, agendamos um dia de ingresso específico, para que os professores possam acolher cada criança e sua família e, assim, lidar mais exclusivamente com esse novo aluno que requer atenção. Nos Grupos 4 e 5, orientamos as famílias para que as crianças novas cheguem um pouco depois do momento da entrada, assim os professores podem recepcioná-las, dedicando atenção individualizada.

O acompanhamento de um responsável, nos primeiros dias na escola, é muito importante para que a criança se sinta encorajada a explorar e a enfrentar o novo ambiente. Essa é também uma oportunidade para que a família possa conhecer um pouco mais a equipe e o cotidiano escolar.

Consideramos, ainda, que a adaptação não é apenas da criança e dos professores, mas também da família, portanto, é fundamental que faça uma visita antecipada, informe-se, compartilhe de seus princípios educacionais e acompanhe de perto os interesses e as conquistas de seu filho, para que se sinta segura em relação à decisão de colocar o filho na escola.

Saiba mais sobre os aspectos específicos

Vida em grupo e brincadeira

Ao ingressar na escola, as crianças se tornam desafiadas a se sociabilizar por meio da convivência com iguais, tão importante na Educação Infantil. Acreditamos que a gama de habilidades que podem ser desenvolvidas, com a orientação de adultos e com a colaboração dos pares, vai além do que pode ser alcançado sozinho, por isso promovemos atividades em que a criança interaja com os demais para adquirir novas capacidades. Além do aprendizado que ocorre com a convivência com adultos, as crianças aprendem de maneira bastante significativa com seus colegas, pois possuem interesses, vontades, habilidades e possibilidades semelhantes. Nossa escola procura oferecer um ambiente que facilite e promova situações coletivas e desafiadoras, para que as crianças se desenvolvam, pois é a partir do convívio que elas começam a se perceber como parte integrante de um grupo.

Acreditamos que o ambiente escolar deve oferecer oportunidades, para que as crianças possam experimentar diferentes possibilidades de brincadeiras e desenvolver as habilidades necessárias para crescerem integralmente. Por isso o brincar na Miró é curricular: planejado, acompanhado, orientado e avaliado.

Na Educação Infantil, procuramos prever e organizar, de forma sistemática, vários tipos de brincadeiras. Nossa equipe prepara as salas com grande diversidade de temas e propostas para que aconteçam. Durante nossa tarde, as crianças podem brincar de faz de conta, participar de situações de jogos, de brincadeiras coletivas, entre outras possibilidades sugeridas pelos professores ou pelos próprios alunos. Quando vão para o ambiente externo, podem aproveitar o balanço, o trepa, o escorregador, além de poderem se divertir com interferências, no espaço, propostas pelos professores, utilizando materiais como: pneus, tatames, cordas, tecidos, entre outros objetos pensados para promover diferentes interações e desafios. Pretendemos, dessa forma, possibilitar escolhas às crianças: de temas, papéis, objetos e companheiros com que queiram brincar. Assim, elas podem, dentro do planejado, elaborar pessoal e autonomamente seus sentimentos, vontades, conhecimentos e regras sociais. As brincadeiras facilitam a socialização, uma vez que as crianças interagem com outras de forma espontânea, buscam afinidades, cumplicidade, aprendem através das trocas e se deparam com os quereres diversos. Além disso, é um treino para a liberdade de escolha que possibilita a construção e o exercício da autonomia.

É importante que as brincadeiras e os brinquedos sejam adequados para as crianças, por isso levamos em consideração a faixa etária e suas habilidades para proporcionar um ambiente rico e estimulante, fazendo com que as crianças explorem as diferentes linguagens e habilidades importantes para seu desenvolvimento.

Acolhimento e cuidado

Na Educação Infantil, nossa prática está apoiada pelos vínculos afetivos que são construídos entre os educadores e as crianças. Acreditamos que uma relação de confiança é um importante suporte, para que os alunos adquiram segurança para desenvolver sua própria capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social em relação aos outros e ao conhecimento.

Na Miró, proporcionamos experiências que possibilitam às crianças a construção do conhecimento, considerando suas características, diferenças e todas as suas necessidades específicas. Por isso nos preocupamos e sabemos da necessidade de acolher as singularidades de cada um e incluí-las em todas as atividades e situações planejadas. O acolhimento acontece em todos os momentos da rotina. O olhar reflexivo e atento dos professores é fundamental para identificar as dificuldades de cada aluno e fazer intervenções e mediações adequadas, criando situações significativas de aprendizagem.

Na Educação Infantil, acolher, cuidar e educar acontece de forma integrada. Nossos professores planejam situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem que propiciem desenvolvimento da autonomia, formação da identidade e a construção de hábitos saudáveis.

Conheça os Aspectos gerais