Na Educação Infantil, as crianças passam por um período de muitas mudanças e conquistas. Do Grupo 1 ao Grupo 5, as possibilidades de interação se transformam, há uma enorme ampliação da capacidade de estabelecerem vínculos afetivos e da habilidade de participação social. No decorrer dessa etapa, as crianças começam a simbolizar por meio da imaginação, da imitação, da brincadeira e da linguagem. A possibilidade de compreensão, o desenvolvimento da oralidade, a conquista da autonomia em relação aos cuidados pessoais e às brincadeiras e o aumento no tempo de concentração são outras importantes e evidentes conquistas que as crianças têm nesse ciclo.
Levando em consideração esses aspectos da faixa etária, buscamos promover atividades baseadas em propostas pedagógicas fundamentadas e planejadas que contemplem todos os aspectos do desenvolvimento social, cultural, físico e cognitivo e favoreçam o processo de construção do conhecimento.
Na Educação Infantil, os alunos têm em média de 1 a 5 anos. Dividimos esse segmento da escolarização em cinco turmas: Grupos 1, 2, 3, 4 e 5.
Sabemos que esse é um período de grandes conquistas e desenvolvimento. Percebemos grandes diferenças entre as habilidades e aquisições entre as crianças do início da Educação Infantil e aquelas que estão finalizando essa etapa. Por isso organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 1 que compreende os Grupos 1 e 2, e o ciclo 2 que abrange as turmas de Grupos 3, 4 e 5.
As crianças do ciclo 1 (1 e 2 anos) estão iniciando sua vida escolar, começando um processo de muitas vivências. Nessa fase há grande necessidade de investimentos que estimulem a oralidade, a autonomia e as interações.
No ciclo 2 (3 a 5 anos), os alunos aumentam significativamente suas habilidades em relação ao desenvolvimento da fala que se torna mais elaborada e coerente e há um grande aumento no tempo de concentração e nas possibilidades de compreensão. Nessa fase, as crianças já têm autonomia para realizar várias atividades, fazer escolhas e executar ideias.
A interação entre as crianças também se intensifica, surgem brincadeiras em grupos, com repertório mais elaborado e alternância de papéis.
A organização feita dessa maneira nos permite contemplar e promover atividades e intervenções adequadas, para o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças.
Na Miró, o tempo escolar na Educação Infantil é organizado em dois semestres, pois acreditamos que dessa maneira conseguimos contemplar o processo de aprendizagem de crianças dessa faixa etária.
O período de aula é de 4 horas e 30 minutos. O período da manhã acontece das 7h30 às 12h e o período da tarde das 13h30 às 18h. O intervalo inclui o lanche de aproximadamente 30 minutos, seguido de brincadeiras no espaço externo que duram cerca de 40 minutos.
Em todas as classes da Educação Infantil, trabalhamos com atividades que estruturam o dia a dia. Com uma rotina planejada, as crianças sentem-se mais seguras e por meio das vivências propostas constroem noções temporais e espaciais. Além disso, a rotina favorece o desenvolvimento da autonomia, já que as crianças, por meio dela, entendem e podem prever qual será a próxima atividade, qual o espaço ocupado para ela e qual será a configuração do grupo nas diferentes propostas.
O tempo na sala de aula é organizado por uma sequência variada e flexível de atividades: momentos de brincadeiras, jogos; roda de conversa e estudo; atividades linguísticas e numéricas; pintura e fazeres artísticos; lanche; situações de cuidado e higiene; brincadeiras no parque e na praça e roda de história.
Os espaços são aconchegantes e atendem a diferentes necessidades e interesses das crianças.
A organização do ambiente e a escolha dos mobiliários são pensadas para garantir a segurança, favorecer a autonomia, as interações com o grupo todo ou pequenos grupos de alunos, bem como os momentos de atividades, brincadeiras de faz de conta e jogos.
Buscamos garantir ambientes favoráveis às situações produtivas e lúdicas de aprendizagem que não se restringem à sala de aula, pois entendemos que as vivências significativas devem acontecer em todo o ambiente escolar (biblioteca, quadra, tanque de areia, cozinha, praça, sala de artes, sala de música e espaços externos).
Os materiais da Educação Infantil são muito diversificados para possibilitar aprendizagens significativas, de acordo com a necessidade da faixa etária. Utilizamos uma vasta gama de livros, materiais para os fazeres artísticos (pincéis, rolinhos, diversos tipos de tinta, suportes para produções), recursos tecnológicos e jogos que variam de acordo com os projetos e estudos de cada grupo. Nessa etapa da escolaridade, o brincar é um aspecto bastante significativo de aprendizagem. Para proporcionar situações potentes de interação, disponibilizamos brinquedos, adequados a cada faixa etária.
O currículo é estruturado de acordo com objetivos gerais e específicos para a Educação Infantil. Organizados nos seguintes eixos de trabalho:
Identidade e autonomia: é objetivo desse eixo desenvolver uma imagem positiva de si e ampliar a autoconfiança. Relacionar-se com crianças e adultos, demonstrando necessidades e interesses. Brincar, identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais, respeitando os outros colegas e adultos e exigindo reciprocidade. Construir respeito às regras básicas de convívio social.
Movimento: por meio de brincadeiras e atividades visamos a ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo, desenvolver progressivamente a imagem corporal, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos. Cultivar a confiança em suas capacidades e habilidades corporais: equilíbrio, agilidade, força, velocidade, destreza e segurança.
Artes Visuais: promover o fazer artístico utilizando o desenho, a pintura, a modelagem e a colagem. Por meio da apreciação do nosso patrimônio cultural, propomos o estudo de diferentes artistas, suas produções e a contextualização na história da arte. Acreditamos que aprender artes é construir progressivamente, mediante suas vivências, um percurso pessoal.
Música: as aulas de música, que acontecem em parceria com o trabalho realizado em sala de aula, favorecem: percepção dos sons, exploração de materiais, confecção de instrumentos, ampliação do repertório sonoro e musical, enfim, a linguagem musical como meio de expressão e desenvolvimento do senso estético.
Natureza e Sociedade: dá-se pelo conhecimento do ambiente para que possa, a partir de aproximações sucessivas, explorá-lo, relacionar-se com as pessoas, interessar-se pelo mundo social e natural, formulando perguntas e estabelecendo algumas relações de comparação entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem. Sentir, manipular, observar os fenômenos, as transformações e as forças.
Linguagem oral e escrita: promover a fala, a escuta, a leitura e a escrita com verdadeiro uso social. Comunicar-se usando a linguagem oral para expressar desejos, necessidades e sentimentos. Promover um ambiente alfabetizador que valorize a função social da leitura e da escrita, em diversas situações de aprendizagem contextualizadas e significativas.
Matemática: os jogos e as situações-problema são recursos que utilizamos para promover aprendizagens nesta área. Trabalhamos para que as crianças possam estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano. Acreditamos que a necessidade de resolver problemas, comunicar ideias matemáticas, contar e controlar quantidades sejam situações potentes para elaborar estratégias e hipóteses, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
De acordo com os objetivos das áreas de trabalho e as possibilidades da faixa etária, organizamos os conteúdos em projetos que possibilitam uma abrangência de temáticas e um olhar para o conhecimento de forma interdisciplinar. Também contamos com outras modalidades curriculares: sequências didáticas, atividades permanentes (roda de história, roda de conversa, roda de estudo, entre outras) e atividades pontuais que são pensadas cuidadosamente para promover aprendizado significativo, o que aciona o interesse e a curiosidade.
Outro aspecto importante do currículo é planejar atividades, vivências e brincadeiras que valorizem a interação, o respeito ao outro, a comunicação nas diferentes situações de interação, como, por exemplo, para fazer solicitações, propor ou contrapor ideias, resolução de conflitos, entre outras possibilidades.