Walter Benjamin (1892-1940), filósofo, ensaísta, crítico literário, ainda é considerado um dos maiores pensadores do século XX. É muito estudado nas diversas disciplinas/área nas universidades.
O livro é um apanhado de artigos escritos entre 1013 e 1932. Assuntos como educação, infância, brinquedos, literatura infantil, teatro e outros revelam reflexões que dialogam com a contemporaneidade, e mostram uma grande coleção de objetos que relacionam pensamento e materialização, que ganha contornos históricos, pelo simbólico e porque não dizer, pelas histórias que os objetos colecionados “contam”. O interesse de W.B por brinquedos é imenso. Ele cita e fala sobre um livro “Brinquedos infantis de velhos tempos” e tece alguns capítulos sempre voltando a ele. O que nos faz pensar e lembrar o quão sério é a infância e a função do brincar e o papel dos brinquedos tanto para quem brinca quanto para quem os constroem, os artesãos, tão valorizados por W.B.
Dica: capítulo em que o jovem W.B. fala sobre “experiência” e adultos.
Esse livro traz a preocupação em questionar os processos padronizados e totalizantes discursados nas perspectivas oficiais de educação. Vários artigos são escritos com letra minúscula para ressaltar que a pedagogia precisa ser atravessada pelo mínimo, pela poesia encontrada nos menores desencontros. É uma literatura bastante atual para tratar de temas tão atemporais como o sentido da educação e da experiência.
Comumente a adolescência é retratada como problema para a sociedade. Clerget busca desconstruir essa visão para pensar em um momento de crise necessária para a construção da identidade. Mesmo com um saber da psiquiatria o autor descreve com uma linguagem bastante acessível numerosas mudanças pelas quais os adolescentes passam. Portanto, é um livro muito interessante para pais e educadores. A partir de casos reais podemos refletir sobre alguns comportamentos típicos do desenvolvimento humano.
Este livro busca ressaltar a relevância de uma prática reflexiva no trabalho dos professores. É imprescindível que os educadores reflitam sobre os inúmeros fatores que envolvem o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, o livro retrata os diferentes aspectos que constituem a prática educativa que passam pelos objetivos educacionais, os aspectos psicológicos da aprendizagem e, principalmente, seus componentes didáticos, a saber, a organização social da sala, as sequências didáticas, a organização dos conteúdos e dos materiais, a avaliação.
Este livro é uma referência para se pensar a didática construtivista e os diferentes aspectos que compõem a prática docente. Dessa maneira, os artigos que formam esse livro contribuem bastante para sintetizar as reflexões centrais do processo de ensino e aprendizagem e reforçar a importância de se pensar nas inúmeras possibilidades de como ensinar para garantir uma aprendizagem significativa.
Contardo Calligaris, doutor em psicologia clínica, psicanalista e colunista da Folha de S. Paulo entende a adolescência como uma formação cultural, ou seja, um conceito inventado pela sociedade e sustentado na imaginação de todos, adultos e adolescentes. E é através desse prisma que os pais olham os adolescentes, e que os próprios adolescentes se enxergam. Todos os desdobramentos dessa ideia são apresentados em um texto acessível, leve e objetivo, sem desconsiderar a complexidade e profundidade do tema.
O grande questionamento que embasa e intitula o livro é: a sociedade contemporânea vive um momento em que faltam valores morais, ou um momento de transição, em que esses valores estão em transformação?
Para refletir sobre isso, o livro reúne oito artigos de especialistas em Psicologia Moral, baseados em dados de pesquisas que incidem sobre temas como indignação, virtudes morais, solidariedade, civismo, justiça e valores morais na escola. Temas de relevância inquestionável; reflexões obrigatórias para quem entende a educação como ferramenta emancipatória e de transformação social.
O livro traz à tona várias temáticas importantes para serem trabalhadas nas salas de aula da Educação Infantil através de textos escritos por um grupo de educadores e pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Os textos abordam diversos assuntos como: medo, mordidas, retirada de fralda, limite, disciplina, além de trazer informações e propostas interessantes sobre o desenvolvimento infantil e a prática escolar.