17/10/2016 / Fundamental 1, Nossa Escola
JOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO FUNDAMENTAL 1
O jogo é uma ferramenta extremamente importante em nossas salas de aula e está presente em diferentes contextos e áreas da aprendizagem, por exemplo:
- Em Matemática, utilizamos jogos para desenvolver estratégias de cálculo mental, compreender regularidades do nosso sistema de numeração, memorizar cálculos básicos para o desenvolvimento de cálculos mais complexos, descobrir propriedades das operações ou das relações entre formas geométricas.
- Em Português, favorecemos a aquisição de vocabulário, a reflexão das regularidades e irregularidades do nosso sistema de escrita.
- Em Ciências, jogos ou brincadeiras como Amarelinha, Jogo de Botão e Basquete auxiliam no aprendizado de conceitos de física.
Durante uma partida, o aluno tem a possibilidade de elaborar estratégias, de acordo com seu próprio ritmo e competência e desenvolvê-las no confronto com as dos demais alunos.
Ao professor cabe planejar o uso desses jogos, fazer mediações que permitam os avanços dos alunos, proporcionar discussões das ideias e estratégias utilizadas, promover a tomada de consciência dessas estratégias e propor desdobramentos como possibilidade de metacognição e sistematização.