Na Miró, buscamos assegurar um espaço participativo e democrático de trabalho, desenvolvendo um clima favorável à dedicação profissional, ao seu desenvolvimento e às inter-relações. Estabelecemos com a nossa equipe um forte vínculo com a busca pela aquisição de competências técnicas, de troca e pertencimento. Isso significa capacitação constante dos nossos educadores para que sejam:
Comprometidos com a educação e com os princípios educativos da escola;
Preocupados com a produção técnico-científica na área educacional;
Instigados à reflexão e gestão do seu trabalho e da sua formação;
Abertos e propositivos de inovações e soluções para a instituição escolar;
Dedicados à formação integral dos nossos alunos;
Sintonizados com o meio ambiente;
Promotores de situações desafiantes e adequadas à idade, às particularidades individuais e do grupo e às possibilidades reais de aprendizagem dos alunos;
Habilidosos nas inter-relações, sendo fluentes e envolvidos positivamente com a equipe, as famílias e os alunos na sua heterogeneidade.
Para atingir esses objetivos e dar subsídios a essa capacitação, temos, em várias instâncias, práticas sistemáticas de formação, como:
Reuniões pedagógicas semanais por ciclo, área de conhecimento ou de todos os educadores da Miró para estudos, reflexões e discussões de questões operacionais;
Orientações individuais com a coordenação para acompanhar: projetos em andamento, formação específica e desenvolvimento dos alunos;
Cursos, grupos de estudo, oficinas e trocas pedagógicas;
Participação em congressos, seminários e palestras;
Publicações de artigos, pôsteres e resumos de trabalhos.