Home

Ensino Médio

Aspectos específicos

HORÁRIOS PREVISTOS NA GRADE CURRICULAR:

Período da manhã:

  • 7h15 às 12h45 (intervalo de 30 minutos)

Período da tarde

  • Terças e quintas das 14h30 às 16h30
  • Sextas: aulas de apoio quando necessário das 14h30 às 16h30

MOMENTOS SEMANAIS:

Com foco na formação integral do aluno a grade de horário semanal é composta pelos seguintes momentos:

Aula-tema

Em duplas, os professores (um de cada área do conhecimento) trabalham o conteúdo curricular de cada disciplina através de situações-problemas, que são ligadas a um grande Tema. Cada Tema pode durar de duas a quatro semanas. As situações-problemas são desafiadoras e curiosas, de maneira a instigarem os alunos a resolvê-las a partir do estudo de conceitos ligados às diversas disciplinas. Os componentes curriculares são: Língua Portuguesa, Língua estrangeira, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Biologia, Química, Física, Educação Física e Arte.

Ao final de cada período os alunos, individualmente, fazem um balanço do próprio processo de construção do conhecimento, refletindo a partir de pontos como: o que eu consegui fazer hoje? O que foi mais difícil? Em que ponto preciso de ajuda? O que preciso treinar mais? Quem pode me ajudar?

Projeto social

Encontros semanais para ampliar a interação entre os estudantes e os espaços urbanos. Nesse processo relacionaremos os conteúdos do currículo com investigações em in loco potencializando experiências e saberes na construção do aprendizado desenvolvido em intervenções na sociedade. Essa prática de trabalhos com intervenções sociais relevantes tem como intenção construir ações ligadas: à empatia, ao trabalho coletivo, ao estudo do entorno, à vivência da cidadania, permitindo edificar uma concepção de sujeito capaz de atuar e transformar a sociedade.

Personalização

Regulação semanal da aprendizagem. Mesmo que as aulas-tema aconteçam de forma interdisciplinar, os professores especialistas traçam objetivos de aprendizagem por área do conhecimento. O momento da personalização é uma etapa de metacognição em que os alunos refletem sobre o seu desempenho individual em relação aos objetivos de cada disciplina. Esse também é um período em que os alunos, acompanhados pela coordenação, refletem sobre suas metas procedimentais, atitudinais e conceituais.

Laboratório de exatas

Focado nas disciplinas de Matemática, Química e Física, o Laboratório de Exatas tem como objetivo trabalhar a matemática como linguagem, ou seja, pensar em aspectos que vão desde a elaboração de projetos que resolvam situações de contextos reais, incluindo visitas a campo, até atividades de recuperação e fixação dos conteúdos.

Conversas e trocas sobre a juventude. Esse momento tem como foco o trabalho com competências socioemocionais: conhecer suas emoções, alcançar objetivos pessoais, demonstrar empatia, manter relações positivas, decidir de maneira responsável sobre as questões determinantes que afetam a fase da vida do estudante, no formato de roda de conversa que será acompanhada sempre por um psicólogo.

Fluência Digital

Trabalho com um profissional especializado que tem a intenção de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e construir um processo de autoria na vida pessoal. De maneira geral, preparar os alunos para o mundo tecnológico é levar em consideração a esfera de uso e produção por meio da criação de plataformas adaptativas – objetos digitais de aprendizagem, uso de ferramenta que propõe atividades diferentes para cada aluno de acordo com suas necessidades e softwares inteligentes que produzem percurso a partir de respostas e reações às tarefas.

Saiba mais sobre os aspectos específicos

EQUIPE DE PLANEJAMENTO E EXECUSSÃO DO CICLO

Angela

Licenciatura em Matemática pela UNICAMP e Mestrado Profissional no Ensino de Ciências Exatas pela UFSCar.

Beta

Licenciatura em Artes Visuais pela UEL e Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelas Faculdades Senac Minas.

Codi

Graduada em Economia pela UNESP, Mestrado pela USP, Licenciatura em Matemática pela Centro Universitário Claretiano e Especialização em “Ética, Valores e Cidadania na Escola” pela UNIVESP.

Cris

Graduação em Pedagogia pela UNICAMP e Especialização em História da Arte pela FAAP.

Felipe

Graduação em Psicologia na USP, Letras no Centro Universitário Barão de Mauá e Especialização em História da Arte pela FAAP.

Guilherme

Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Mestrado em Educação pela USP-RP e Membro do grupo de pesquisa ELO (Estudo da Localidade) USP-RP.

Humberto

Licenciatura em Física pela Unesp–Presidente Prudente e Mestrado em Educação pela UFSCar.

Larissa

Licenciatura e Bacharelado em História pela UNESP e Especialização em Políticas Públicas em Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Leo

Bacharelado e Licenciatura em História pela UNESP-Franca, Doutorado em Educação Escolar pelo Programa de pós-graduação da UNESP-Araraquara e Formação em Psicodrama – Febrap.

Márcia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela USP-RP, Mestrado em Ciências pela USP-SP, Doutorado em Ciências pela USP-RP e Pós-doutorado pela USP-RP.

Marina

Bacharelado e Licenciatura em História pela Unesp de Franca, Especialização em Educação em Valores Humanos e Doutorado em Educação Escolar pela Unesp Araraquara.

Nicolau

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela USP-SP e graduação em andamento em Pedagogia pela USP-RP.

Renato

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de São Carlos.

Ulisses

Graduado em Química com atribuições tecnológicas (Química industrial) pela USP-RP; Mestre em Ciências pela USP-RP e Doutor em Química Inorgânica pela USP-RP.

Conheça os Aspectos gerais

Galeria de fotos