Ao longo do Fundamental 1, consideramos que os alunos precisam desenvolver procedimentos e atitudes enquanto estudantes. Neste aspecto, buscamos promover uma maior autonomia dos alunos em relação a si mesmos, aos usos dos materiais pessoais e coletivos, aos usos dos espaços, ao compromisso com o grupo e com as responsabilidades diárias e semanais, como a realização das lições de casa e trabalhos programados, as leituras dos livros de biblioteca e as pesquisas.
Dois grandes marcos para favorecer essa autonomia, na chegada ao Fundamental 1, são os armários individuais para que os alunos aprendam a cuidar de seus próprios materiais e as assembleias de sala, que são momentos fundamentais para tomadas de decisões em relação aos estudos, às regras, aos conflitos que surgem na convivência diária. Os alunos se tornam mais comprometidos com o próprio processo de aprendizagem, com os professores, com o grupo, com a vida em comunidade, quando podem participar mais ativamente da vida escolar.
A postura de estudante perpassa todas as áreas de conhecimento e é trabalhada constantemente, durante toda a escolaridade.
A lição de casa tem um papel muito importante no desenvolvimento da postura de estudante. Ela possibilita colocar em prática diversas habilidades que vão ao encontro dos objetivos dos estudos. A prática de realizar lições de casa faz com que os alunos reforcem os conceitos e procedimentos trabalhados em sala, levantem questões e dúvidas sobre os conteúdos trabalhados e a própria aprendizagem, pesquisem sobre algum assunto que vai ser estudado ou aprofundado em sala de aula. Além disso, desenvolvem procedimentos para o trabalho individualizado e autônomo. Na rotina semanal, há momentos específicos para a apresentação do que foi realizado pelos alunos em casa, para que discutam respostas, estratégias, informações e façam revisões coletivas ou individuais.
Trabalhar em grupo implica em respeito, em saber ouvir e se posicionar, em assumir e vivenciar papéis variados. No entanto, além dos conteúdos atitudinais presentes nessas situações, o trabalho em grupo favorece as discussões em sala de aula. Ao discutir, o aluno comunica o que sabe, explicita dúvidas, entra em contato com os próprios saberes e dos amigos, exercita a escuta, desenvolve argumentos para justificar ideias ou refutá-las. Assim, os intercâmbios entre os alunos, seja em duplas, trios, pequenos grupos ou com a classe toda, são práticas regulares na nossa rotina. E para favorecer oportunidades de progressos para todos, as parcerias são pensadas de forma que as possibilidades de trocas possam ser efetivas.
Tem como principal objetivo tornar a aprendizagem mais significativa por meio de problematizações relacionadas aos temas de estudo da classe, em situações reais. Além disso, busca:
Os estudos de campo acontecem, ao longo de todo o Fundamental 1, com experiências que podem durar um único dia ou mais.