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Ensino Fundamental 1

Entendemos a educação como uma possibilidade de transformação e de compromisso com um futuro possível!

Aspectos gerais

As principais características do 1º ao 5º ano estão relacionadas ao desenvolvimento da capacidade de simbolização por meio da linguagem. As conquistas decorrentes do processo de alfabetização, da representação pelo desenho e da linguagem matemática trazem outras possibilidades de relação com o conhecimento. Os alunos passam a ter uma visão maior do todo e da complexidade de muitos assuntos e adotam um olhar sobre a realidade com diferentes perspectivas. A possibilidade de se colocar no lugar do outro se amplia, a busca por regras sociais e pela justiça torna-se, em muitas situações, uma necessidade. Por tudo isso, os estudos ganham maior profundidade e grau de formalização, com uma volta constante aos mesmos conteúdos, a fim de analisá-los, registrá-los, aprofundá-los, exercitá-los e generalizá-los para outros contextos.

Ciclos, turmas e faixa etária

No Fundamental 1, os alunos têm em média de 6 a 10 anos. Dividimos esse segmento da escolarização em cinco turmas: 1º, 2º, 3º e 4º e 5º anos que são organizadas em dois ciclos: Ciclo 3 e 4. Entre os 6 e 10 anos, as crianças passam por muitas transformações nos aspectos cognitivos, físicos, emocionais, sociais, por isso é muito diferente planejar o trabalho para as crianças ao início e ao final do Fundamental 1. O currículo e as práticas de sala de aula são pensados por faixas de idade, de acordo com os ciclos. Há metas traçadas para o final de cada ano e de cada ciclo da escolaridade. O ciclo 3 é formado pelos 1º, 2º e 3º anos e Ciclo 4 pelos 4º e 5º anos.

O corpo docente dos dois ciclos do Fundamental 1 é formado por pedagogos e professores especialistas em Educação Física, Inglês, Música e Artes.

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Tempo

Na Miró, o ano escolar no Fundamental 1, diferentemente do usual, é organizado por trimestres, pois acreditamos em conquistas e avaliações mais processuais que se dão em um período mais longo de tempo.

O período diário de aula é de 4 horas e 45 minutos. O período da manhã acontece das 7h30 às 12h15 e o período da tarde das 13h30 às 18h15. A rotina semanal contempla as diferentes áreas do conhecimento e envolve atividades coletivas e individuais diversificadas como leituras, debates, produção de textos, desenho, pintura e jogos.

O intervalo para lanche é de 15 minutos. Depois do lanche, os alunos têm 30 minutos para participarem de brincadeiras livres ou dirigidas no espaço externo. Um momento importante da rotina para favorecer a construção de valores éticos e morais como cooperação, respeito, responsabilidade e compromisso com o que é coletivo.

Espaços

Os ambientes em que as aulas acontecem no Fundamental 1 são pensados de forma a favorecer a comunicação efetiva e a parceria entre as crianças e entre elas e o professor, uma vez que acreditamos que as interações são fundamentais no processo de aprendizagem. O ambiente é organizado, ao longo de um mesmo dia, de formas variadas e de acordo com os objetivos pedagógicos das atividades e possibilita que os alunos trabalhem em parcerias em diferentes configurações: duplas, trios, pequenos ou grandes grupos.

Aulas de Inglês, Música, Teatro, Circo, Artes Visuais e Educação Física possuem seus próprios espaços, materiais e equipamentos. Além disso, outra condição importante para o aprendizado nessas áreas é a divisão do grupo, de forma que parte fique com o professor especialista da área e outra parte dos alunos com os professores de sala, garantindo assim uma maior participação de todos.

Contamos, ainda, com a biblioteca que serve de apoio às atividades específicas de cada turma. Semanalmente, os alunos têm um horário exclusivo na biblioteca e propostas são realizadas pelos professores com o objetivo de ampliar o repertório literário do grupo e promover uma boa relação com o livro e a leitura. Recursos tecnológicos como multimídia, notebooks, tablets e aparelho de som ficam disponíveis nos diferentes espaços, para atender às necessidades pedagógicas.

Materiais

Para a escolha de materiais, temos como princípio a utilização de recursos didáticos que estejam alinhados com a proposta pedagógica da escola e de seu currículo.

No Fundamental 1, com a aquisição da leitura e escrita, os registros dos alunos são fundamentais para que possam anotar hipóteses, declarar o conhecimento e rever o próprio percurso de aprendizagem. Todo esse processo é apoiado por atividades semanais, cadernos pedagógicos e portfólios, que são produzidos pelos professores e por outros instrumentos como notebooks e tablets, que favorecem esses registros. O material do Fundamental 1 é composto também por livros literários, paradidáticos e alguns livros didáticos que são escolhidos, de forma a contemplar e enriquecer as abordagens dos conteúdos curriculares. Jogos industrializados são escolhidos cuidadosamente e outros são confeccionados pelos professores e utilizados como importantes ferramentas para aprendizagem e exercício de conteúdos das diferentes áreas.

Para as variadas linguagens de Arte (visual, musical, circense, teatral), contamos com uma vasta gama de materiais, escolhida de acordo com as propostas definidas em nosso currículo.

Outras fontes de informações como jornais, revistas especializadas, imagens, vídeos, músicas, sites são recursos utilizados para pesquisa e para colocar os alunos mais próximos de fatos e temas de relevância social e cultural da atualidade.

Currículo

O currículo é organizado nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Artes e Educação Física. Essas áreas são planejadas de modo a possibilitar a aprendizagem de conceitos; de procedimentos de estudante (pesquisa, apresentação de seminários, participação em debates, produção dos mais variados registros gráficos, uso e organização de diferentes tipos de materiais) e o desenvolvimento de valores sociomorais.

De acordo com os objetivos de cada área e para uma aprendizagem significativa, os conteúdos são organizados em sequências didáticas, projetos e atividades permanentes. Muitos dos projetos e sequências, que ocorrem ao longo do ano, trazem uma abordagem mais ampla e real dos conteúdos com enfoque interdisciplinar.

A organização do currículo permite uma flexibilidade e favorece a integração de temas da atualidade e de relevância social. Nesses casos, aproveitamos fatos e notícias veiculados pelos meios de comunicação para promover debates, leituras, situações de escrita, problemas matemáticos, confecções de cartazes e ilustrações.

  • Língua Portuguesa: nesta área, o currículo contém práticas de oralidade, leitura e escrita de textos variados, em sua maioria em situações reais de comunicação que têm por objetivos o desenvolvimento de estratégias, para que os alunos se tornem competentes usuários da nossa língua. Ao longo dos estudos, são comuns situações em que precisam debater em duplas, pequenos grupos ou com toda a classe; apresentar seminários; produzir diferentes textos para exposições, livros, cartazes, folhetos informativos; apresentar recitais de poemas; realizar leitura em voz alta em diferentes contextos, a fim de que conheçam e reflitam sobre a multiplicidade de usos e funções da linguagem oral e escrita e as ferramentas necessárias para a produção de bons textos.

  • Língua Inglesa: com duas aulas semanais, visamos a aproximar os alunos de uma língua estrangeira, proporcionar o desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação e proporcionar o senso de pertencimento a um mundo plural e globalizado.

  • Matemática: o foco do trabalho em Matemática é a resolução de problemas, em que os alunos têm desafios a resolver para os quais precisam colocar em jogo tudo o que sabem. Esses desafios são relacionados ao sistema de numeração, às operações, à interpretação de dados estatísticos, às situações de jogos de cálculo e raciocínio lógico, às medidas, à reflexão sobre a ocupação dos objetos nos espaços. A comunicação de informação, o uso de linguagem matemática e conexões com outras áreas do conhecimento são fundamentais no trabalho com essa área.

  • Ciências Sociais: nesta área, trazemos uma abordagem integrada de conteúdos das áreas de História, Geografia, Sociologia, Economia e Política. Nas aulas, os alunos são levados a pensar sobre conteúdos socialmente relevantes e a desenvolver um conhecimento crítico da realidade e uma postura ética e cidadã. O espaço geográfico é tratado como produto da relação entre sociedade e natureza, a partir de ações realizadas ao longo do tempo no processo da ocupação dos territórios. Relações entre semelhanças e diferenças, transformações e permanências, ao longo do tempo, são abordadas a fim de favorecer a compreensão de processos históricos e de seus sujeitos sociais, estes últimos vistos como produto da realidade social de sua época. Os conteúdos são tratados de tal forma que possibilitem a compreensão de que passado e presente estão em constante movimento e que a análise dos fatos históricos pode ser abordada de diferentes pontos de vista.

  • Ciências Naturais: o estudo nesta área abarca temas das diferentes ciências: Física, Química, Biologia, Geologia, Astronomia, Meteorologia… e visa à compreensão e ao desenvolvimento de conceitos de fenômenos da natureza e suas relações com processos naturais e sociais. O ensino é pautado na busca de fundamentos explicativos apoiados na observação, coleta e registro de dados, em diferentes fontes de informações científicas, na formulação de perguntas e hipóteses e na argumentação.

  • Artes: o objetivo nesta área é proporcionar aos alunos o acesso e a valorização das mais variadas formas de manifestação e produção artística e cultural em suas múltiplas linguagens: visual, musical, teatral e circense. Há aulas de Música no 1º e 3º ano, Circo no 2º ano, Artes Visuais no 4º ano e Teatro no 5º ano. Ao final do Fundamental 1, esperamos que os alunos tenham ampliado seu repertório cultural e que tenham tido oportunidades ricas e variadas de apreciação, experimentação, produção, criação, interpretação, pesquisa, reflexão, crítica e autocrítica em relação às produções culturais e as suas próprias produções.

  • Educação Física: as práticas corporais, nesta área, envolvem brincadeiras, jogos cooperativos, jogos pré-desportivos e visam ao desenvolvimento de habilidades corporais, à percepção sobre si mesmo e o outro, à participação autônoma e coletiva, à convivência harmoniosa com estímulo ao companheirismo, ao respeito mútuo, à liberdade do corpo e movimento e ao espírito esportivo.

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